Numa visão Espírita

Textos baseados no Estudo do livro Gênesis de Moisés transmitido no portal SER com Haroldo Dutra Dias. Com a utilização dos resumos postados no Grupo de Estudos de Gênesis no Facebook. Qualquer erro gramatical, textual, morfossintático, ortográfico, etc é de responsabilidade exclusiva da administração do Blog.




domingo, 19 de abril de 2015

Voo Panorâmico - Propósito do Estudo de Gênesis

Neste estudo do livro Gênesis procuraremos buscar os valores espirituais do texto de Moisés.
Este livro tem um grande número de personagens, cenários e acontecimentos. É preciso ver a estrutura geral da obra para não ficarmos perdido nestes aspectos.
Esta visão nos dará uma leitura mais prudente, contextualizada, menos absoluta da obra.
Quando nos damos conta da complexidade da obra e a trabalhamos com humildade, veremos que estamos diante de um monumento, são 50 capítulos, de grande beleza, poética  e literária.

O nosso propósito é estudarmos esse procurando fazer uma conexão com outros conhecimentos, buscando encontrar um novo entendimento para esse livro, ampliando concepções com a ajuda do Novo Testamento e da Doutrina Espírito. E para isso é preciso ter uma visão geral da obra. Para não nos perdermos. O livro tem uma multidão de temas, de cenários, de assuntos. A visão de conjunto nos leva a uma leitura mais prudente, mais contextualizada, menos absoluta da obra,  para nos darmos conta da  sua complexidade.

A literatura segue alguns princípio, tal qual música. O livro Gênesis também é assim.
Todos os livros da Bíblia - vão dialogar com o livro Gênesis. O livro Apocalipse por exemplo, retoma muitos aspectos  do livro Gênesis, pois, fala em "uma nova criação".  
A moda hoje são os comentários bíblicos que exploram a estrutura literária destes livros. 
A literatura segue alguns princípios. 
Gênesis é a pedra fundamental da Bíblia
E, uma obra literária se estrutura em temas. 
Se conseguirmos identificar os principais temas do livro Gênesis, parcialmente deciframos toda a Bíblia e as coisas passam a ficar mais claras. Percebemos que é um desenvolvimento, que as coisas vão clareando aos poucos, e passo a passo vamos percebendo que tudo é um desdobramento dos temas básicos.

Quais os principais temas do livro Gênesis? 
Os estudiosos apresentam uma sequência temática com cinco assuntos:
  1. Criação;
  2. Aliança;
  3. Exílio;
  4. Êxodo;
  5. Redenção.

Para não nos perdermos no estudo é preciso estarmos atentos nestes temas.
Criação e Aliança são os temos principais do livro Gênesis.

Exílio no livro Gênesis já está presente no  capítulo 3, um exílio arquetípico; o do Jardim do Éden.

O Êxodo de Moisés é um desenvolvimento de pequenos êxodos, que acontecem em Gênesis. O  êxodo arquetípico é  Adão e Eva quando saíram do jardim do Éden. Um outro e quando Caim e todos os descendentes saem num caminho de peregrinação e o êxodo de Abraão que peregrinou em busca de uma terra prometida que lhe seria mostrada. Os grandes temas já estão em “miniatura” e veremos  que irão se repetir em outros livros de maneira  ampliada.

A Redenção é  quando algo  de muito ruim acontece e somente seremos felizes
quando isto for resolvido. Redimir e como libertar,  na perspectiva bíblica este problema nos tornou escravos.

Se fossemos resumir a Bíblia, poderíamos resumi-la em 2 segundos,  os cinco temas principais do livro seriam: Criação, Aliança, Exílio, Êxodo, Redenção.

O Povo Hebreu
O povo hebreu produziu os  textos da Bíblia, os textos de Gênesis entram em contato com o contexto social da época; com outros textos, de outros povos que existiam naquele tempo. O livro é como uma resposta social do povo hebreu as outras culturas existentes àquela época. O Egito cultuava deuses que lembrava animais, Gênesis diz: todos os animais foram criados por Deus, contrapondo a ideia. 
Nós precisamos adquirir está sensibilidade literária. No primeiro capítulo de Gênesis diz que tudo foi criado por Deus.  O sol, os animais, as árvores, as plantas, tudo; tudo é criação divina. Deus Criador é superior a tudo que pudermos imaginar, e até ao que não conseguimos nem sequer imaginar. Esta é a ideia central do texto.
O povo hebreu é um povo agricultor, pastor, são camponeses, poetas.


No Livro dos Espíritos
O Livro dos Espíritos de Kardec retoma a ideia da criação com uma linguagem do século XIX na questão 1, quando diz:

            "Deus é a inteligência suprema causa primária
de todas as coisas".

Existem inteligências divinas, mas Deus é a inteligência suprema. Existem várias causas, mas a primária é Deus.
Existem causas desconhecidas, porém a primária será sempre Deus.
Há um ser imaterial, transcendente, criador de tudo. O mais importante é que Deus é um Criador que atua na sua criação.

Concluindo: Há um Ser imaterial, transcendente, criador de tudo, e mais, é um criador que atua na sua criação. O ato de reconhecermos que Deus atua na criação é fundamental.
Deus criou tudo, todas as espécies e, no sexto dia, criou o homem.
A espécie humana é a mais complexa, o ser racional, capaz de interferir na natureza. 
A espécie humana foi talhada, foi modelada por Deus. A linguagem bíblica é poética, é literária, dá a ideia de Deus como um artesão. A Bíblia também fala que Deus soprou na narina, lembramos que vento e espírito, em hebraico, é a mesma palavra, é uma linda poesia, falar que Deus insuflou o ar ou que colocou o espírito é a mesma palavra.

O capitulo 5 do livro "Celeiro de Redenção" da editora SER,  tem a estrutura literária do  livro Gênesis pronta.

Texto baseado na fala de Haroldo Dutra Dias no vídeo 2 e do resumo da aula disponibilizado no Grupo de Estudo de Gênesis no Face Book. Qualquer erro gramatical, morfossintático, ortográfico,  textual etc. é de responsabilidade exclusiva da administração do blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário