Numa visão Espírita

Textos baseados no Estudo do livro Gênesis de Moisés transmitido no portal SER com Haroldo Dutra Dias. Com a utilização dos resumos postados no Grupo de Estudos de Gênesis no Facebook. Qualquer erro gramatical, textual, morfossintático, ortográfico, etc é de responsabilidade exclusiva da administração do Blog.




domingo, 19 de abril de 2015

Propósito do Estudo de Gênesis

É importante fazermos um voo panorâmico no livro Gênesis antes de entrarmos no estudo propriamente dito e existem algumas razões para que façamos isto antes de adentrarmos no texto.

Na coleção Fonte Viva,  psicografada por Francisco Cândido Xavier, Emmanuel nos apresenta lições isolando versículos e conferindo cor independente ao capítulo do Novo Testamento que pertencem. Alguns textos, nos adverte Emmanuel, parecem contrariar às disposições do capítulo, mas devemos prestar atenção a palavra "parecem". 
Ele faz este comentário na introdução do livro Caminho, Verdade e Vida, Emmanuel dizendo:

"Muitos amigos, estranhar-nos-ão talvez atitudes, isolando versículos e conferindo-lhes cor independente do capítulo  evangélico a que pertencem. Em certas passagens, extraímos daí somente frases pequeninas, proporcionando-lhes fisionomia especial e, em determinadas circunstâncias, as nossas considerações desvaliosas parecem contrariar as disposições do capítulo em que se inspiram."

O leitor desatento ou inexperiente pode pensar que o comentário de Emmanuel está desconectado do texto bíblico ou do capítulo em que faz parte. A expressão "parecem" vinda do próprio Emmanuel nos leva a pensar que ele não cometeria uma erro como este, erro muito básico. A proposta de Emmanuel é "pescar" no evangelho a cura de determinadas questões, de determinados problemas. Ele "pesca" um tema não para se queixar ou ficar remoendo dificuldades, mas para perceber a visão do Cristo em relação ao tema, buscando a cura. É extrair novos valores, novas perspectivas, novas conexões de um conteúdo velho.
 Antes de estudarmos os capítulos e versículos do livro Gênesis é importante entender a sua estrutura.
Por que entender  a estrutura geral do texto, antes de estudar os versículos?
Para afastar a interpretação do tipo "teste Rorschach",ou teste borrão - aquele em que as pessoas olham uma figura é enxergam coisas variadas - fazendo livre associações de ideias. Como exemplo, podemos citar, o estudo do evangelho que quando  malconduzido se transforma em um destes testes.
O desconhecimento faz com que as pessoas compartilhem suas dores, ansiedades, angústias,  como se isso fosse um estudo do evangelho. Quando usamos o texto para falar de questões íntimas, estamos rememorando conteúdos  pessoais e não buscando estudar o texto. Podemos chamar isso de evangelho-terapia, que tem a sua importância, mas não é o que buscamos neste estudo. Esta não é a proposta deste estudo.
Observamos, neste caso, o evangelho descendo até nós.
Estudar é um movimento de silenciar as questões íntimas para que a luz do evangelho venha até nós, é extrair a luz do evangelho. Representa que nós estamos nos esforçando para subir e alcançar o significado do Evangelho do Cristo.
Poderemos "pescar "os valores do evangelho. Por exemplo: buscar um tema dentro dos seus livros, como "tristeza", buscando a cura, buscando a ótica do Cristo em relação a tristeza. Esta também é uma forma de estudar.
Porém, este estudo de Gênesis se dará pela busca dos valores espirituais do texto.
Devemos ter atenção pois quando entramos numa floresta, se focarmos excessivamente numa árvore nós nos perderemos. Para não nos perdermos é preciso termos o traçado geral do caminho. Por isso, é preciso ver a estrutura geral da obra. Para que não nos percamos no caminho. Pois, o livro tem um grande número de pessoas, cenários e acontecimentos, é preciso cuidado para que não fiquemos  perdidos em alguns destes aspectos. Alguns focam na serpente, outros no jardim do Éden, e apenas lembram disto, é preciso ver a estrutura geral da obra. Ter esta visão nos dá uma leitura mais prudente, contextualizada, menos absoluta.
Quando nos damos conta da complexidade da obra, e a trabalhamos com humildade, estamos diante de um monumento. São 50 capítulos, é um livro denso.
O nosso propósito do estudo de Gênesis é estudar o livro procurando fazer uma conexão com a doutrina espírita para gerar uma nova concepção em relação ao livro Gênesis. E, para isso, é preciso ter esta  visão geral da obra. 
O capitulo 5 do livro "Celeiro de Redenção" da editora SER, já tem a estrutura literária do  livro Gênesis.
A literatura segue alguns princípio, tal qual música. O livro Gênesis também é assim.
Todos os livros da Bíblia - vão dialogar com o livro Gênesis. O livro Apocalipse por exemplo, retoma muitos aspectos  do livro Gênesis
A moda hoje são os comentários bíblicos que exploram a estrutura literária destes livros. Como esta estrutura já está pronta no livro Celeiro de Redenção, então, vamos utilizá-lo.
A literatura segue alguns princípios. Gênesis é a pedra fundamental da Bíblia.
A obra literária se estrutura em temas. Se conseguirmos identificar os principais temas do livro Gênesis, parcialmente deciframos toda a Bíblia e as coisas passam a ficar mais claras. Percebemos que é um desenvolvimento, que as coisas vão clareando, vamos percebendo que tudo é um desdobramento dos temas básicos.
Quais os principais temas do livro Gênesis? Quando identificamos estes temas, todo o estudo da Bíblia fica mais fácil.
Os estudiosos apresentam uma sequência temática de cinco assuntos:
  1. Criação;
  2. Aliança;
  3. Exílio;
  4. Êxodo;
  5. Redenção.
Para não nos perdermos no estudo é preciso estarmos atentos nestes temas.
O livro Gênesis prioriza dos dois primeiros temas, Criação e Aliança.
Exílio em Gênesis já está presente no  capítulo 3, um exílio arquetípico, o do Jardim do Éden.
Êxodo de Moisés é um desenvolvimento de pequenos êxodos, que acontecem em Gênesis. O  êxodo arquetípico é o de  Adão e Eva quando saíram do jardim do Éden. Um outro e quando Caim sia e e forma família e todos os descendentes saem num caminho de peregrinação e, depois , o êxodo de Abraão que peregrinou em busca de uma terra prometida que lhe seria mostrada. Os grandes temas já estão em “miniatura” e veremos  que irão se repetir em outros livros de maneira  ampliada.
Redenção é quando há a libertação de  algo que aconteceu de muito ruim ,e  que somente seremos felizes quando isto for resolvido. Redimir, libertar,  na perspectiva bíblica descreve o problema nos tornou escravos.
Se fossemos resumir a bíblia em 2 segundos. seriam nestes 5 temas centrais: Criação, Aliança, Exílio, Êxodo, Redenção.
povo hebreu produziu os  textos da Bíblia, os textos de Gênesis entram em contato com o contexto social da época, com outros textos, de outros povos que existiam naquele tempo. O livro é como uma resposta social do povo hebreu as outras culturas existentes àquela época.
Nós ´precisamos adquirir uma sensibilidade literária, para percebermos as coisas sutis que o texto nos diz ou que procura nos dizer. No primeiro capítulo de Gênesis diz que tudo foi criado por Deus, nenhum outro deus poderia substituir, pois todos foram criados por Deus. O Sol, os animais, o carvalho, tudo, tudo é criação divina. Deus criador e é superior a tudo que pudermos imaginar, e até ao que não conseguimos nem sequer imaginar. Esta é a ideia central do texto.
O povo hebreu é um povo agricultor, pastor, camponeses, poetas.
Essa literatura foi produzida como respostas contestando a outras literaturas de outros povos.
Ou seja, Tudo foi criado por Deus.

A Doutrina Espíritas em Livro dos Espíritos de Kardec retoma a ideia da criação com uma linguagem do século XIX na questão 1, quando diz:

            "Deus é a inteligência suprema causa primária
de todas as coisas".

Existem inteligências divinas, mas Deus é a inteligência suprema. Existem várias causas, mas a primária é Deus.
Existem causas desconhecidas, porém a primária será sempre Deus.
Há um ser imaterial, transcendente, criador de tudo. O mais importante é que, é um Criador que atua na sua criação.
O ato de reconhecermos que Deus atua na sua criação é fundamental.
Deus criou tudo, todas as espécies, e no sexto dia criou o homem.
A espécie humana, após ser talhada, a linguagem bíblica é poética, é literária, dá a ideia de um artesão. A Bíblia também fala que Deus soprou na narina, lembramos que vento e espírito, em hebraico, é a mesma palavra, é uma linda poesia, falar que Deus insuflou o ar ou que colocou o espírito é a mesma palavra.


Texto baseado na fala de Haroldo Dutra Dias no vídeo 2 e do resumo da aula disponibilizado no Grupo de Estudo de Gênesis no Face Book. Qualquer erro gramatical, morfossintático, ortográfico,  textual etc. é de responsabilidade exclusiva da administração do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário