Numa visão Espírita

Textos baseados no Estudo do livro Gênesis de Moisés transmitido no portal SER com Haroldo Dutra Dias. Com a utilização dos resumos postados no Grupo de Estudos de Gênesis no Facebook. Qualquer erro gramatical, textual, morfossintático, ortográfico, etc é de responsabilidade exclusiva da administração do Blog.




terça-feira, 19 de maio de 2015

Fluido cósmico e fluido vital

Este  estudo busca levar a perspectiva espírita para a interpretação do livro Gênesis de Moisés Para isso, não podemos abrir mão da visão que a doutrina espírita nós oferece que é a da existência de uma 'religião cósmica', visão está, que Kardec nos ofereceu a partir da codificação espírita. 
E, o homem, sem dúvida, é um elemento muito importante desta religião cósmica, pois todos nós fazemos parte de uma grande Família Universal. É importante  lermos, não só o livro Gênesis de Moisés como também todos os livros da Bíblia, nesta perspectiva. Pois, temos que compreender o Universo num contexto mais amplo, com uma abrangência cósmica e, é nesta perspectiva que a "água", escrita nos primeiros versículos do texto, pode e deve, pelo menos neste estudo, ser considerada como o fluido cósmico universal. 
O fluido é um dos estados da matéria. A Ciência cogita hoje vários estados da matéria e não só os famosos (sólido, líquido, gasoso) dos cursos de ensino médio e fundamental.  Novos conceitos vêm sendo acrescentados aos estudos relacionados a matéria, com isso a Ciência vem admitindo outros estados, como exemplo podemos citar o plasma, a matéria radiante, a matéria escura... e por falar em matéria escura sabemos que ela é responsável pela expansão do Universo, e não possui nenhum dos atributos da matéria que nós conhecemos. 
Em O Livro dos Espíritos vemos que Kardec traz conceitos de matéria que não existiam à época em que o livro foi escrito. Ele diz que a matéria pode assumir estados desconhecidos. 
Hoje vemos a física quântica trazendo novos conceitos relacionados a matéria. Ao estudarmos a matéria temos várias teorias, que vão sendo formadas no decorrer dos séculos, mas a verdade é que nenhuma delas explica de forma plausível a matéria, sua formação, suas sutilizas, suas transformações, suas propriedades e estados. A teoria utilizada hoje nas universidades e nos ensinos fundamental e médio é a Teoria atômica de Bohr. Só que o Modelo atômico de Bohr serve perfeitamente  para átomos com poucos elétrons, mas para átomos mais complexos como o átomo do urânio, por exemplo,  ela apresenta sérias dificuldades de explicar o movimento dos elétrons nas suas órbitas.

Assista  o vídeo abaixo que mostra a Teoria de Bohr.


A verdade é que a ciência moderna está tendo sérias dificuldades para explicar a matéria, hoje  depois da descoberta de sub-partículas cada vez menores e formadas sempre por vazio  e também, com com o surgimento do conceito de matéria escura. Pois hoje não se sebe o que é a matéria que está presente em 96% do espaço universal. 
No livro A Gênese, Cap. XIV, item 2,  Kardec fala do fluido cósmico e descreve como o elemento primordial. (Eu já havia citado este item em postagem anterior).
2 - O fluido cósmico universal é, como já foi demonstrado, a matéria elementar primitiva, cujas modificações e transformações constituem a inumerável variedade dos corpos da natureza. (Cap. X)Como princípio elementar do universo, ele assume dois estados distintos: o de eterização ou de imponderabilidade, que se pode considerar o primitivo estado normal, e o de materialização ou de ponderabilidade, que é, de certa maneira, consecutivo àquele. O ponto intermediário é o da transformação do fluido em matéria tangível. Mas ainda ai, não há transição brusca, porquanto podem considerar-se os nossos fluidos imponderáveis como termo médio entre os dois estados. (Cap. VI, itens 10 e seguintes.)

Quanto a manipulação dos fluidos só os Espíritos de elevada categoria podem manipular o fluido cósmico.  Os Espíritos inferiores só conseguem manipular fluidos grosseiros. Eles vivenciam as leis, podem até ter algum conhecimento destas lei mas não vibram com uma frequência compatível com os mundos superiores, por isso, não conseguem manipular os fluidos sutis destes mundos. A manipulação do fluido cósmico está ligada a inteligência e a moralidade do Espírito, liga-se diretamente com a frequência em que o espírito vibra. Os espíritos inferiores não têm acesso. 
Deus impõe limites ao conhecimentos do homem, estes limites estão ligados ao grau de  moralidade que este homem atingiu, quanto maior o grau de moralidade que o Espírito atinge maior é o grau de conhecimento que ele tem acesso. Podemos encontrar em O Livro do Espíritos nas questões 18 e 19: na questão 18 - Penetrará o homem um dia o mistério das coisas que lhe estão ocultas? A resposta: "O véu se levanta a seus olhos, à medida que ele se depura; mas, para compreender certas coisas, são-lhe precisas faculdades que ainda não possui." E, na questão 19, Não pode o homem, pelas investigações científicas, penetrar alguns dos segredos da Natureza? A resposta é: "A Ciência lhe foi dada para seu adiantamento em todas as coisas; ele, porém, não pode ultrapassar os limites que Deus estabeleceu." E Kardec comenta: Quanto mais consegue o homem penetrar nestes mistérios, tanto maior admiração lhe deve causar o poder e a sabedoria do criador. Entretanto,...

Os espíritos inferiores manipulam fluidos grosseiros, podemos ver isto com Gregório no livro Libertação de André Luiz. Ele, um Espírito inferior, manipulava fluidos no umbral e na Terra, as não consegue nem se quer ir a mundos superiores. Ele possui inteligência mas, não possui moral para isso, pois vibra de forma diferente não tendo afinidade fluídica com  ambientes mais sutis.
No item 11, do capítulo XIV, do Livro A Gênesis, Kardec nos esclarece que:
"O meio está sempre em relação com a natureza dos seres que têm de nele viver. (...), os Espíritos inferiores não podem suportar o brilho e a impressão dos fluidos mais etéreos. (...). Eis aí por que não podem sair do meio que lhes é apropriado à natureza, para mudarem de meio, preciso antes mudar de natureza, despojar-se dos instintos materiais que os retêm nos  meios materiais; numa palavra, que se depurem e moralmente se transformem. Então, gradualmente se identificam com um meio mais depurado, que se lhes torna uma necessidade, como os olhos, para quem viveu longo tempo nas trevas, insensivelmente se habitam à luz do dia e ao fulgor do Sol.

O fluido vital é uma modificação do fluido cósmico. No item 2 da introdução de O Livro dos Espíritos temos: 
"Princípio vital o princípio da vida material e orgânica, qualquer que seja a fonte donde promane, princípio esse comum a todos os seres vivos, desde as plantas até o homem. Pois que pode haver vida com exclusão da faculdade de pensar, o princípio vital é coisa distinta e independente. A palavra vitalidade não daria a mesma ideia. Para uns o princípio vital é uma propriedade da matéria, um efeito  que se produz achando-se a matéria em dadas circunstâncias. Segundo outros, e esta é a ideia mais comum, ele reside em um fluido especial, universalmente espalhado e do qual cada ser absorve e assimila uma parcela durante a vida, tal como os corpos inertes absorvem a luz. Esse seria então o fluido vital que, na opinião de alguns em nada difere do fluido elétrico animalizado, ao qual, também se dão os nomes de fluido magnético, fluido nervoso, etc."

Mesmer, à sua época, estudou o magnetismo mineral, hoje conhecido como eletro-magnetismo. A partir deste estudo ele passou a estudar o magnetismo animal. Pois observou com seus estudos que os seres vivos possuem um magnetismo próprio, diferente do magnetismo mineral. Ele praticava a doação deste fluido através da imposição das mãos.

"A essência do mesmerismo, que é o nome com que foi denominada a doutrina de Mesmer, encontra-se nas 27 proposições da sua primeira memória impressa em 1779, das quais as mais importantes são as seguintes: 1- A influência dos astros uns sobre os outros e sobre os corpos animados;  2- O fluido universal é o agente dessa influência; 3 - essa ação recíproca está submetida a leis mecânicas; 4 - os corpos gozam de propriedades análogas as do ímã; 5 - Essas propriedades podem ser transmitidas a outros corpos animados ou inanimados; 6 - a moléstia é apenas a resultante da falta ou do desequilíbrio na distribuição do magnetismo pelo corpo."
Trecho do livro 
Magnetismo Espiritual, 
editado pela FEB.
O fluido vital é uma modificação do fluido cósmico, Ao vermos o fluido cósmico como o veículo pelo qual o pensamento de Deus chega até nós, então podemos concluir que ao estudarmos o fluido vital, estamos estudando a presença de Deus em nós.
Em O Livro dos Espíritos na questão 45, Kardec pergunta: Onde estavam os elementos orgânicos, antes da formação da terra?
E, a resposta dada pelos Espíritos é "achavam-se, por assim dizer, em estado de fluidos no Espaço, no meio dos Espíritos, ou em outros planetas, à espera da criação da terra para começarem existência nova em novo globo."

O Livro dos Espíritos, na questão 65, Kardec pergunta: O princípio vital reside em alguns dos corpos que conhecemos?  resposta: "Ele tem por fonte o fluido universal. É o que chamais fluido magnético, ou fluido elétrico animalizado. É o intermediário, o elo existente entre o espírito e a matéria."
O fluido vital é diferente das ondas de TV e de rádio ou de celular. Podemos perceber, devidos os experimentos conduzidos por Michael Faraday, que estudando os campos elétricos, utilizou uma gaiola metálica, colocando um isolante, disparando  um corrente elétrica, e nada aconteceu, provando que um corpo dentro da gaiola estava isolado de cargas elétricas e de ondas magnéticas. O que não ocorreu com o pensamento e com mensagens telepáticas , pois foram feitos experimentos com alguns sensitivos é o pensamento e mensagens telepáticas atravessa livremente a gaiola de Faraday.

O Espírito transmite o seu pensamento ao corpo físico através do fluido vital, que é o intermediário entre espírito e matéria, e , tem como fonte o fluido universal. Desse modo, vemos novamente que Deus está em tudo.
A questão 70 de O Livro dos Espíritos: Que é feito da matéria e do fluido vital dos seres orgânicos, quando estes morrem? "A matéria inerte se decompõe  e vai formar novos organismos. O princípio vital volta à massa de onde saiu." E Kardec comenta: Morto o ser orgânico, os elementos que o compõem sofrem novas combinações, de que resultam novos seres, os quais haurem na fonte universal o princípio da vida e da atividade, o absorvem e assimilam, para novamente o restituírem a essa fonte, quando deixarem de existir. Os órgãos se impregnam, por assim dizer, desse fluido vital e esse fluido dá a todas as partes do organismo uma atividade que as põe em comunicação entre si, nos casos de certas lesões, e normaliza as funções momentaneamente perturbadas. Mas quando os elementos essenciais ao funcionamento dos órgãos estão destruídos ou muito profundamente alterados, o fluido vital se torna impotente para lhes transmitir o movimento da vida, e o ser morre.
(...)
Os corpos orgânicos são assim, uma espécie de pilhas ou aparelhos elétricos, nos quais a atividade do fluido determina o fenômeno da vida. A cessação dessa atividade causa a morte. A quantidade de fluido vital não é absoluta em todos os seres orgânicos. Varia conforme as espécies e não é constante, quer em cada indivíduo quer nos indivíduos de uma espécie. Alguns há, que se acham, por assim dizer, saturados desse fluido, enquanto outros o possuem apenas em quantidade suficiente. Dai, para alguns,vida mais ativa, mais tenaz e, de certo modo, superabundante.
(...)

Emmanuel nos diz que a base fluídica da terra é o Fluido Cósmico Universal modificado e único.
Então, desse modo, estamos desvendando "a água" e as "separações" ou o verbo "separar" usado no livro Gênesis de Moisés para abordar a criação de todas as coisas, a "água" pode e deve ser vista pelos espíritas como a manipulação do Fluido Cósmico, que é o que dá origem a todas as coisas, e que é comandado por Deus.
"...e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. 
Disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E viu Deus que a luz era boa, e fez a separação entre a luz e  as trevas". (Gn 1: 2-4)

Texto baseado nas falas de Haroldo Dura Dias durante o estudo do livro Gênesis de Moisés no Portal Ser e no resumo da aula 11 do grupo de estudo do livro Gênesis no Facebook.


Um comentário:

  1. obg por suas postagens...mto tem me ajudado como complementação dos estudos...vlw d++..😘

    ResponderExcluir