Numa visão Espírita

Textos baseados no Estudo do livro Gênesis de Moisés transmitido no portal SER com Haroldo Dutra Dias. Com a utilização dos resumos postados no Grupo de Estudos de Gênesis no Facebook. Qualquer erro gramatical, textual, morfossintático, ortográfico, etc é de responsabilidade exclusiva da administração do Blog.




sexta-feira, 8 de maio de 2015

Meus comentários do vídeo 10 com uma retificação da postagem anterior

A aula número 010 do Estudo do Velho Testamento: Livro Gênesis, quando Haroldo fala que os físicos dizem que não acreditam em Deus, porque o Deus que eles conhecem não é compatível com o que eles aprendem em física, Haroldo pergunta: Em que Deus, os físicos não acreditam? Entendi perfeitamente, pois me fez lembrar da minha juventude. É que, quando me perguntavam se eu acreditava em Deus, a minha resposta era: NÃO. E acrescentava: "mas acredito no BEM, no AMOR". O Deus que me ofereciam, eu achava absurdo. Olhava sempre para o céu e sabia que existia algo MAIOR que tudo isso. E afirmava com segurança que não acreditava em Deus. Sem medo, fazia esta afirmação e até hoje não consigo acreditar naquele Deus. Só a DOUTRINA ESPÍRITA conseguiu me oferecer um Deus em que eu posso acreditar. O Deus que antes chamava de BEM, ou de AMOR, era a certeza de uma FORÇA que nos leva sempre para o melhor, "apesar do aparente CAOS", como diz Haroldo. Sei que tudo está certo, tenho FÉ e ESPERANÇA dentro de mim, por mais complexa e difícil que seja a  situação. Sempre (sempre não, quase sempre) acreditei que tudo flui para o melhor, e é assim que continuo vendo a vida e as coisas. Muitos me acham louca, que vivo uma utopia, mas quero continuar sendo a louca feliz, que ama e tem esperança.

Ah, isso aqui é importante! Depois de assistir ao vídeo 010, voltei ao texto que postei, intitulado "Fluido -  O líquido do universo primordial" para corrigir um erro que cometi. É verdade, eu erro. Sabia?
O erro foi quando eu disse que Deus estava acima do fluido cósmico, fora dele. Foi uma interpretação errada, um equívoco que cometi. Sempre "cometemos equívocos quando procuramos fazer uma interpretação fundamentalista do texto". Peguei a palavra "fundamentalista" das falas de Haroldo. Viu? É isso mesmo, interpretei o texto Gênesis ao pé da letra, e acabei colocando Deus fora do fluido cósmico, acima dele. O trecho foi "...e Deus pairava sobre as águas", vendo o universo como um líquido, coloquei "sobre", no sentido de acima. Ainda não pensei em qual é o verdadeiro sentido do SOBRE, mas amei a explicação de Haroldo. E logo que a aula terminou eu voltei na postagem do blog e fiz a correção. E depois, comecei a escrever este texto que ainda não é o resumo da aula. Eu vou esperar a postagem do resumo do grupo de estudo no Facebook. 
Mas, vou aproveitar para dizer que Haroldo mostrou na aula que Deus não está fora do fluido cósmico, e para isso citou  Kardec, é claro. Primeiro ele usou o livro "O Céu e o Inferno", capítulo III, item II da 1º Parte, que diz:
"As diferentes doutrinas relativamente ao paraíso repousam todas  no duplo erro de considerar a Terra centro do Universo, e limitada a região dos astros.
É além desse limite imaginário que todas têm colocado a residência afortunada e a morada do Todo-Poderoso.
Singular anomalia que coloca o Autor de todas, as coisas, Aquele que as governa a todas, nos confins da criação, em vez de no centro, donde o seu pensamento poderia, irradiante, abranger tudo!"
Capítulo III, item II, Parte 1ª
Apesar de não ter visto Deus fora do fluido cósmico em momento algum, enterpretei o texto de forma equivocada.
Haroldo comenta: "então o Universo não está limitado aos planetas que estão próximos da Terra. Muitos pensam ainda que além do limite do Universo está o lugar onde Deus mora". E que este lugar não está  longe, mas como podemos ver no trecho acima, está no centro. "Deus é o cento", "O pensamento do Criador está no centro, e se irradia. Qual a velocidade em que ele irradia? Instantânea. Não existe tempo".
Em seguida, Haroldo cita a questão 92, item "a" de O Livro do Espíritos, cuja pergunta é "Todos os Espíritos irradiam com igual força?" Resposta: "Longe disso. Essa força depende do grau de pureza de cada um". E, em seguida, cita  a questão 88." Os Espíritos têm uma forma determinada, limitada e constante?" Resposta: "Para vós, não; para nós sim. O Espírito é, se quiserdes,  uma chama, um clarão, ou uma centelha etérea." 
E comenta que "estão em perfeita coerência a questão 92, 'a' e a questão 88."
Ainda comenta a questão 188 em que Kardec pergunta: "Os Espíritos puros habitam mundos especiais, ou se acham no espaço universal, sem estarem mais ligados a um mundo do que a outros?" A resposta: "Habitam certos mundos, mas não lhes ficam presos, como os homens à Terra; podem, melhor do que os outros, estar em toda a parte." E aí, existe  uma nota de rodapé,  o trecho importante para nós, diz: "Segundo os Espíritos, de todos os mundos que compõe o nosso sistema planetário, a Terra é dos de habitantes menos adiantados, física e moralmente. (...). O Sol não seria mundo habitado por seres corpóreos, mas simplesmente  um lugar de reunião dos Espíritos Superiores,(os Cristos, já explicado nas aulas anteriores) os quais de lá irradiam seus pensamentos para outros mundos, que eles dirigem por intermédio de Espíritos menos elevados, transmitido-os a estes por meio do fluido universal. Considerando do ponto de vista de sua constituição física, o Sol seria um foco de eletricidade. Todos os sóis como que estariam em situação análoga. 
O volume de cada um e a distância que esteja do Sol nenhuma relação necessária guardam com o grau de seu adiantamento,...

"O Fluido cósmico é o veículo que transmite o pensamento de Deus, é o condutor como o ar é o condutor do som e  das palavras. Então, Deus está em tudo. Deus está aqui, dentro de todos nós, dentro de todos os átomos do nosso corpo. Não existe nada fora do fluido cósmico, não existe nada fora de Deus pois Ele irradia para todos os lugares. Esse é o conceito que o Livro dos Espíritos traz", diz Haroldo para concluir.
E eu concordo plenamente, é claro.  
Erro corrigido. Vamos esperar o resumo da aula. E, lembrar sempre: "É humilde quem tem juízo", e que estamos todos  "como peixes num oceano", oceano este, todo preenchido por Deus, pois é  no hálito, na respiração de Deus que nós existimos.
Muita Paz e bons estudos a todos!

Texto escrito pela administração do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário