Numa visão Espírita

Textos baseados no Estudo do livro Gênesis de Moisés transmitido no portal SER com Haroldo Dutra Dias. Com a utilização dos resumos postados no Grupo de Estudos de Gênesis no Facebook. Qualquer erro gramatical, textual, morfossintático, ortográfico, etc é de responsabilidade exclusiva da administração do Blog.




terça-feira, 5 de maio de 2015

Fluido - O Líquido do Universo Primordial

Ouvindo Haroldo falar de fluido cósmico lembrei de uma das minha revistas científicas. Fui procurá-la e a encontrei. A revista é a Scientific Americam Brasil de junho de 2006, que tem como reportagem de capa "Sopa de Quarks - Físicos recriam o líquido do Universo primordial".



 A reportagem escrita por Michael Riordan e William A. Zajc, diz que "experimento em acelerador de partículas mostra que, logo após o Big Bang, o Universo se comportava como um líquido."

E, continua dizendo que  foi a "conclusão do trabalho de centenas de cientistas que usaram um colisor de átomos no Laboratório Nacional de Brookhaven, em Long Island (Estados Unidos), eles procuraram imitar as condições que existiram no nascimento do Universo."
Explica que "O Colisor Relativístico de Íons Pesados-  (RHIC) coloca em colisão dois feixes opostos de núcleo de átomos de ouro viajando quase a velocidade da luz. As colisões resultantes desses pares de núcleos atômicos geram rajadas muito quentes e densas de matéria e energia, simulacro daquilo que teria acontecido durante os primeiros microssegundos após o Big Bang. Esses breves "minibangs" mostraram aos cientistas que esses instantes iniciais, a ´matéria era um amontoado de partículas ultra quentes e superdensas chamadas quarks e glúons, correndo e se chocando umas com as outras para todos os lados. Um monte de elétrons, fótons e outras partículas elementares leves temperavam essa "sopa primordial".
Depois de muitos detalhes científicos, o texto diz:
 "Os prótons e nêutrons que formam os núcleos de cada átomo hoje são frutos daquele mar primordial, pequenas prisões subatômicas em que os quarks se debatem acorrentados para sempre. Mesmo em colisões violentas quando os quarks parecem prestes a escapar, novas "paredes" se formam para confina-los. Embora muitos físicos tenham tentado, nunca nenhum testemunhou um quark solitário passeando por um detector de partículas.

[(...) Será que essas prisões não podem estar relacionadas com a prisão reencarnatoria, quando foi dito a respeito  do pecado original que nos colocou na prisão, na erraticidade. Se esse curso nos permite expandir o pensamento e a imaginação ao unir os textos bíblicos com os da doutrina espírita e os textos científicos, então, por que não posso "viajar" também aqui? Sempre me permitir fazer essas viagens, mas sempre sozinha, nunca tive a coragem de divulgá-la. Agora com esse curso, a coragem está chegando...
Achei interessante também o "para sempre", a prisão eterna, o inferno...]

Os teóricos originalmente chamaram este estado de "plasma quark-glúon" , porque esperavam que ele agisse como um gás ultra quente de partículas carregadas (plasma comum). (...)
E a maior surpresa de acordo com a reportagem é que,
"até agora, essa substância exótica parece estar agindo muito mais como um líquido do que como um gás, embora tenha propriedades muito especiais".

No resumo da reportagem encontramos:
"Esses "minibangs" se comportam não como um gás, mas como um líquido quase perfeito.
Os resultados implicam que os modelos do Universo primordial talvez precisem ser revistos. Alguns pressupostos que os físicos seguem para simplificar seus cálculos sobre quarks e glúons também devem ser reexaminados."
Em outra parte da reportagem, desenvolvendo o tema encontramos  um subitem "Surpresa Líquida", diz:

"Indicações de que o meio quark-glúon tem um comportamento similar ao de um líquido vieram cedo nos experimentos do RHIC, na forma de um fluxo elíptico. (...)
Agiam como um líquido - ou seja, não como um gás. De um gás, os hádrons sairiam uniformemente em todas as direções.
O comportamento líquido do meio quarks-glúon implica que essas partículas interagem umas com as outras de maneira bem intensa durante os rápidos momentos de liberação, logo após a formação. (...) Essas conclusão é conflitante com a imagem teórica ingênua pintada originalmente desse meio como um gás quase ideal, que pouco interagia. As características detalhadas da assimetria elíptica sugerem que esse líquido surpreendente flui quase sem viscosidade. É talvez o líquido mais perfeito já observado.

[Como o Universo também é formado de movimentos elípticos, poderíamos imaginar que estamos em um mar universal? Seria loucura pensar que o espaço universal é líquido?]

Tentei encontrar a reportagem na internet para disponibilizar o link, mas não encontrei. Acabei retirando os tópicos da minha revista. Só encontrei o índice e a imagem da revista no site.

Acredito que este texto da revista científica justifique a expressão "Deus pairava por sobre as águas," no versículo 2.
 [Eu tinha colocado aqui neste trecho que Deus estava acima, além do fluido cósmico, que  estava fora dele, mas após assistir ao vídeo 10, precisei  fazer essa correção, pois no vídeo 10 Haroldo faz uma abordagem espetacular em relação a posição de Deus no Universo. Então, retificando, foi Deus que criou o fluido cósmico, mas não está fora distante. E quando pensamos nas irradiação dos Espíritos puros, tudo muda. Deus irradia para todas as direções.
Eu estava tentando explicar o texto de Gênesis ao pé da letra e, me enganei. Pensei apenas em "...e Deus pairava por sobre as águas."  E interpretei o sobre como acima. Esqueci de colocar os conhecimento espíritas no texto. Com certeza outras correções virão, faz parte do processo de aprendizagem].
Já com os trechos, " E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas.", no versículo 6. Separação do fluido cósmico para formar não só o planeta Terra como também o Universo conhecido. Formar também todas as coisas do macro ao micro. 
E também, "... e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre  o firmamento. E assim se fez. 
E chamou Deus o firmamento de Céus,...", nos
versículos 7 e 8, tudo era  líquido e Deus ordenou a separação do fluido cósmico. 
Já nos versículos 9 , "...ajuntem-se as águas de baixo do céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez.
À porção seca chamou Deus Terra e aos juntamentos de águas, Mares. E viu Deus que isso era bom"
Lembro-me de Kardec, imagino que nós estamos  "como peixes no oceano".

A fala de Haroldo a qual me refiro é a do vídeo 9 e a essa que está nos link.
Do vídeo, aqui.
Da fala aqui.

Este texto foi escrito pela administração de blog. Toda a responsabilidade é do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário