Numa visão Espírita

Textos baseados no Estudo do livro Gênesis de Moisés transmitido no portal SER com Haroldo Dutra Dias. Com a utilização dos resumos postados no Grupo de Estudos de Gênesis no Facebook. Qualquer erro gramatical, textual, morfossintático, ortográfico, etc é de responsabilidade exclusiva da administração do Blog.




domingo, 3 de maio de 2015

Gênesis, Fluido Cósmico

Esse estudo de Gênesis está sendo desenvolvido sob as luzes da doutrina espírita, que serve como um sol que ilumina e clareia os textos bíblicos. Por isso, são trazidos muitos textos de Kardec, a fim de que se mantenha o propósito  do estudo. são utilizados também os textos de Chico Xavier e de outros estudiosos buscando unir as três revelações. O Cristo é o centro e em torno dele há muitos espíritos missionários, como foram os profetas, Elias, Isaías, como também são os espíritos que participaram da codificação.
Gênesis 1: 1-2
"No princípio, Deus criou o céu e a terra. Ora, a terra estava vazia, as trevas cobriam o abismo, e um vento de Deus pairava sobre as águas."

"Deus criou o céu e a terra." No final do versículo estão as águas, dá uma ideia que as águas já existiam, antes do céu e da terra.

Os hebreus narravam em espiral. Falavam algo, depois repetiam e acrescentavam algo mais, e assim sucessivamente.

Céus e Terra, significa tudo. O hebraico não usa a palavra tudo, usa opostos. Fogo e água, todos os elementos. Pranto e alegria todos os sentimentos.

No versículo 6, vemos "haja firmamento (céu) no meio das águas" e diz que Deus separa "as águas das águas". Deus separou as águas, no segundo dia desenvolve o que foi dito no primeiro dia.
"No princípio Deus criou o céu e a terra.
Ora, a terra estava vazia e vaga, as trevas cobriam o abismo, e um vento de Deus pairava sobre as águas. Deus disse: Haja luz.
Deus viu que a luz era boa, e Deus separou a luz das trevas.
Deus chamou à luz "dia" e às trevas "noite". Houve uma tarde e uma manhã: primeiro dia."

Deus disse: "Haja um firmamento no meio das águas e que ele separe as águas das águas", e assim se fez.

O pensamento dos hebreus era simples, como camponeses que eram, viam o mar, o lago, e viam  água. Olhavam  para o céu e viam a chuva e concluíam que existia água em cima no céu e em baixo na terra.
Para os hebreus tudo era água.

Desdobramentos espirituais: O que é esta água?
No livro Boa Nova, capítulo diálogo de Jesus com João Evangelista. Como entrar em comunhão com Deus? Ele tinha um amigo essênio, e os essênios entendiam que precisavam se afastar do mundo para entrar em comunhão com Deus, mas Jesus adorava o mundo, estava com as pessoas que sofrem, com os doentes, com os pecadores. Como entender a diferença entre a comunhão com Deus, a clausura, e o estar no mundo? João fica confuso, não entende.
Jesus lhe explica sobre comunhão, e em determinado momento ele lhe explica o que é a água, diz, que ela é o maior símbolo da essência de Deus, porque ela está tanto no céu como na terra.

Trecho do livro Boa Nova:
"- Este quadro da Natureza é bastante singelo; porém, é na simplicidade que encontramos os símbolos mais puros. Observa, João, que este homem compreende que sem a chuva não haveria mananciais na terra; mas, não para em seu esforço, procurando o reservatório que a Providência Divina armazenou no subsolo. A imagem é pálida; todavia, chega para compreenderes como Deus reside também em nós. Dentro do símbolo, temos de entender a chuva como o favor de sua misericórdia, sem o qual nada possuiríamos. Esta paisagem deserta de Jericó pode representar a alma humana, vazia de sentimentos santificadores. Este trabalhador simboliza o cristão ativo, cavando junto dos caminhos áridos, muitas vezes com sacrifício, suor e lágrimas, para encontrar a luz divina em seu coração. E a água é o símbolo mais perfeito da essência de Deus, que tanto está nos céus como na Terra."
Humberto de Campos/Chico Xavier
A água está em tudo, na superfície e também no subsolo. 
Imaginemos o ambiente desértico, seco, quente e com sol forte. A água simboliza Deus. Os povos do Egito encaravam a água como um dos quatro elementos (água, ar, fogo, terra) - a água simboliza os sentimentos. Quando estamos emocionados choramos, nosso próprio corpo mostra esse símbolo. 

Houve um esforço muito grande de Kardec para falar do fluido cósmico. O Fluido cósmico é a água do universo, é diferente da nossa água.

A água é apenas uma das modificações do fluido cósmico. Existem muitas outras, como: a eletricidade, o magnetismo, o pensamento, o perispírito. Tudo é fluido cósmico, apenas o espírito e  Deus, não é fluido cósmico. Existem três elementos no universo, nos diz O Livro dos Espíritos, Deus espíritos e fluido cósmico. Se tudo é uma derivação do fluido cósmico então tudo é uma coisa só. Na essência tudo é uma coisa só.

No capitulo 1 de Gênesis, o verbo "separar", aparece muitas vezes. Qual a razão?
Tudo é individualização do fluido cósmico. Quando ocorre a separação as coisas se tornam diferentes, mas a essência é a mesma. O grande trabalho da criação é separar, individualizar, modificar o fluido cósmico. Ele pode ser modificado de infinitas formas. E quando fazemos isso estamos co-criando. A doutrina Espírita nos dá o conceito de criação. Deus é o único que cria fluido cósmico e que cria Espíritos. Os espíritos atuam no fluido cósmico transformando-o. E daí temos a co-criação em plano maior e a co-criação em plano menor. Nós co-criamos em plano menor. Quem co-cria em plano maior são os Cristos. que criam planetas, galaxias. 
Se nós não temos fidelidade para criar um pensamento harmonioso, como poderemos criar um planeta?

Teoria da relatividade nos diz que dependendo da gravidade o tempo muda. Um ano na Terra pode equivaler a 25 anos em outro lugar por causa da gravidade. Vemos exemplos disso em muitos filmes, como Interestelar. 
Tudo o que existe na Terra foi formado inclusive o tempoE tudo foi formado observando as leis divinas, a criação tem um plano de unidade e todo o universo a observa a esse plano de unidade,  é a marca de Deus.
As experiências que temos na Terra, como o clima, a pressão atmosférica, a força gravitacional, o tempo de vida do nosso corpo, estão sobre o comando dos espíritos que estão atuando, estão co-criando.
Estamos onde precisamos estar, nosso perispírito atrai o que nos acontece durante a nossa vida.
Camile Flammarion, médium psicografo, escreveu várias mensagens do livro Gênesis de Kardec, ele era um dos maiores astrônomos da França, escreveu um livro intitulado "Deus na Natureza", a tese central do livro, é de que na natureza nada é gratuito, todos os elementos da natureza expressam o caráter de Deus.


A Ciência não é materialista, nem pode servir ao erro. Como, e porque, pois, haveriam de temê-la o espiritualismo e a verdadeira religião? Duas verdades não só podem opor a uma terceira. Se Deus existe, sua existência não poderia ser suspeitada nem combatida pela Ciência. para nós, temos a convicção íntima de que, muito pelo contrário, no estabelecimento de conhecimentos exatos sobre a construção do universo, sobre a vida e o pensamento, propicia-se atualmente o único método eficiente ao aclaramento do problema. Só assim poderemos saber se devemos admitir a soberania da matéria universal, ou se importa reconhecer uma inteligência organizadora, um plano e um destino imanentes. 

Camille Flammarion
No livro A Caminho da Luz, Emmanuel nos esclarece  que os chineses estudaram a lei divina observando a natureza, e escreveram um livro com registros desta observação. O livro é I'Hing, observavam o vento na montanha, o bambu, observavam tudo, e criaram um entendimento. 
Para cada situação da vida precisamos nos adequar, há horas em que necessitamos ser pedra, em outra vento, em outra água, dia, noite, frio, quente, a situação determina como devemos lidar e reagir.

"A História não vos fala de outros, antes do grande Fo-Hi, que foi o compilador de suas ciências religiosas, nos seus trigramas duplos, que passaram do pretérito remotíssimo aos estudos da posteridade.

Fo-Hi refere-se, no seu "Y-King", aos grandes sábios que antecedem no penoso caminho das aquisições de conhecimento espiritual. Seus símbolos representam os característicos de uma ciência altamente evolutiva, revelando ensinamentos de grande pureza e da mais avançada metafisica." 
Emmanuel/Chico Xavier,

Não há diferença entre a lei moral que rege o relacionamento entre dois espíritos e a lei natural que dispõe  sobre a interação entre os elementos.

Gênesis está nos dizendo que Deus é soberano, que Ele está organizando o mundo. O fluido cósmico é organizado a partir de um princípio inteligente, desde a pedra, a árvore, o cavalo, o homem, o cosmo; tudo está organizado, tudo com sua função, com sua organização. Ao organizar o fluido cósmico de forma ordenada temos um cosmos. Deus estabelece ordem, e ordem é lei. Quando Jesus fala: "não vim destruir a lei", ele está falando da lei divina, os hebreus a chamam de Torá. Não é um livro, é uma lei. A abelha faz mel, há uma lei divina nesse ato. Cada elemento tem uma estrutura individualizada, está organizado, alguns mais simples, outros mais complexos. Um grão de areia é mais simples que um pássaro, pois este  é mais complexo. Desse modo, o espírito é criado simples, e vai ganhando complexidade estrutural.
O conhecimento é saber a lei divina que rege tudo, isso é sabedoria.
Jesus multiplica pães, manipula o fluido cósmico, ele já alcançou um nível em que conhece os princípios que permitem manipular o fluido cósmico, nós não temos evolução moral para isso.

Veja o trecho da Bíblia de Jerusalém:
"Primeira multiplicação dos pães - 
Jesus, ouvindo isso,partiu dali, de barco, para um lugar deserto, afastado. Assim, que as multidões o souberam, vieram das cidades, seguindo-o a pé. Assim que desembarcou, viu uma grande multidão e, tomando de compaixão, curou os seus doentes. Chegada a tarde, aproximaram-se dele os seus discípulos, dizendo:"O lugar é deserto e a hora está avançada. Despende as multidões para que vão aos povoados comprar alimento para si". Mas Jesus lhes disse: "Não é preciso que vão embora. Dai-lhes vós mesmos de comer". Ao que os discípulos responderam:"Só temos aqui cinco pães e dois peixes". Disse Jesus: "Trazei-os aqui". E, tendo mandado que as multidões se acomodassem na grama, tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos ao céu e abençoou. Em seguida, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos às multidões. Todos comeram e ficaram saciados, e ainda recolheram doze cestos cheios dos pedações que sobraram. Ora, os que comeram eram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças. 
Bíblia de Jerusalém,
 Mateus 14:13-21

Deus põe ordem no universo, fiquemos calmos, o aparente caos está transformado em ordem.
[Li dois livros sobre a Teoria do Caos. O primeiro foi "Caos - A criação de uma nova Ciência", editora campus; e o outro "Complexidade & Caos", da UFRJ Editora, que me fizeram refletir muito a respeito de toda a ordem que existe na desordem, vou postar um texto sobre estes livros em breve.]

Deus prove as plantas, a terra, os animais, elementos necessários para a nossa evolução espiritual, do básico até os ápices de coisas que desconhecemos. Deus estabelece tarefas para os espíritos.

A questão 132 de O Livro dos Espíritos, nos diz que Deus impõe a encarnação, experiências corporais, manipulação do fluido cósmico, através desta experiência vamos adquirindo conhecimento e sabedoria.

Objetivo da encarnação

132. Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos? 
“Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal: nisso é que está a expiação. Visa ainda outro fim a encarnação: o de pôr o Espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da Criação. Para executá-la é que, em cada mundo, toma o Espírito um instrumento, de harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de aí cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. É assim que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.” 
A ação dos seres corpóreos é necessária à marcha do Universo. Deus, porém, na sua sabedoria, quis que nessa mesma ação eles encontrassem um meio de progredir e de se aproximar dele. Deste modo, por uma admirável lei da Providência, tudo se encadeia, tudo é solidário na Natureza.

Na regra Geral, nós encarnamos com uma missão. Se estamos desorientados, paremos para organizar a vida, as coisas  ou teremos como consequência expiação, sofrimento.
Outro fim, "é por o espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na criação", todos temos uma tarefa na criação divina, e esta tarefa nos foi dada por Deus. Devemos reconhecer que ao outro também foi destinada uma tarefa, se não reconheço isso, deixo de estar submisso a vontade de Deus.

No livro Fonte Viva, na epístola de Tiago, diz que se você esta sendo maledicente, está rejeitando as coisas de Deus, você não é mais observador da lei, mas sim juiz.

151-MALEDICÊNCIA
"Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão,fala mal da lei e julga a lei; e, se tu julgas alei, já não és observador da lei, mas juiz." 
- TIAGO, 4: 11

Nem todas as horas são adequadas ao rumo da ternura na esfera das conversações leais.
A palestra de esclarecimento reclama, por vezes, a energia serena em afirmativas sem indecisão; entretanto, é indispensável grande cuidado no que concerne aos comentários posteriores.
A maledicência espera a sinceridade para turvar-lhe as águas e
inutilizar-lhe esforços justos.
O mal não merece a coroa das observações sérias. Atribuir-lhe
grande importância nas atividades verbais é dilatar-lhe a esfera de ação. Por isso mesmo, o conselho de Tiago reveste-se de santificada sabedoria.
Quando surja o problema de solução difícil, entre um e outro
aprendiz, é razoável procurem a companhia do Mestre, solucionando o à claridade da sua luz, mas que nunca se instalem na sombra, a distância um do outro, para comentários maliciosos da situação, agravando a dor das feridas abertas.
"Falar mal", na legítima significação, será render homenagem aos
instintos inferiores e renunciar ao título de cooperador de Deus para
ser crítico de suas obras.
Como observamos, a maledicência é um tóxico sutil que pode
conduzir o discípulo a imensos disparates.
Quem sorva semelhante veneno é, acima de tudo, servo da tolice, mas sabemos, igualmente, que muitos desses tolos estão a um passo de grandes desventuras íntimas.
Emmanuel,
Em cada mundo nos harmonizamos com a matéria essencial daquele mundo, na Terra estamos harmonizados com a água, mas existem muitos, muitos mundos.
Como será um mundo ditoso? O que os espíritos fazem?
Na revista Espírita de 1868, mês de fevereiro, vemos uma mensagem que nos diz que os Messias são infalíveis, mesmo quando encarnado.

5.- Há muitos Espíritos superiores que concorrem poderosamente à obra regeneradora, mas nem todos são messias. É preciso distinguir:
1° Os Espíritos superiores que agem livremente, e de sua própria vontade;
2° Os Espíritos marcados, quer dizer, designados para uma missão importante. Eles têm a irradiação luminosa que é o sinal característico de sua superioridade. São escolhidos entre os Espíritos capazes de cumpri-la; no entanto, como têm seu livre arbítrio, podem falhar por falta de coragem, de perseverança e de fé, e não estão ao abrigo dos acidentes que podem abreviar seus dias. Mas como os desígnios de Deus não
estão a mercê de um homem, o que um não faz, um outro é chamado a fazê-lo. É porque há muitos chamados e poucos escolhidos. Feliz aquele que cumpriu sua missão segundo
os objetivos de Deus e sem desfalecimento!
Os Messias, seres superiores chegados ao mais alto grau da hierarquia celeste, depois de terem chegado a uma perfeição que os torna, doravante, infalíveis e acima das fraquezas humanas, mesmo na encarnação. Admitidos no conselho do Mais Alto recebem diretamente sua palavra, que estão encarregados de transmitir e de fazer cumprir. Verdadeiros representantes da Divindade, da qual têm o pensamento, é entre eles que
Deus escolhe seus enviados especiais, ou seus Messias para as grandes missões gerais, cujos detalhes de execução são confiados a outros Espíritos, encarnados ou
desencarnados, agindo por suas ordens e sob sua inspiração.
Os Espíritos destas três categorias devem concorrer ao grande movimento regenerador que se opera. 
(Êxtase sonambúlico; Paris 1866.)
 mês de Fevereiro
Os Cristos ouvem a Deus, recebem diretamente a palavra de Deus, e eles as transmitem e as cumprem, eles são o verbo de Deus, representam Deus,  Jesus representou Deus na Terra, olhar para ele significa olhar para Deus. Ele tem o pensamento de Deus.  E é entre os Cristos, que Deus escolhe os Messias.
Texto de Gênesis, "o espírito de Deus batia asas sobre as águas". Tradução: Deus soprava sobre as águas, água significa fluido cósmico, É o hálito divino porque Deus o sopra.

Reconhecemos a verdade na primeira revelação, e a compreendemos melhor na terceira.

No início sem forma, simples; vazio, ignorante sem conhecimento, a medida que vai avançando vai expandindo, tal qual a semente. Buscamos elementos para expandir a nossa consciência.
Emmanuel, diz que a mente é o campo da consciência desperta.

Tragum, texto do seculo IV, tradição anterior ao Cristo, passada de geração em geração oralmente:

"A criação - desde o princípio a palavra do Senhor com sabedoria criou e terminou os céus e a terra, e a terra estava desolada e caótica, privada de homens e animais e vazia de todo cultivo de plantas e árvores, e a escuridão se estendia sobre a face do abismo e um vento de misericórdia procedente do Senhor, soprava sobre a superfície das águas. A palavra do Senhor disse haja luz e houve luz segundo a sentença da palavra da sua palavra, e ficou manifesto diante do Senhor que a luz era boa. E a palavra do Senhor separou a luz da escuridão. A luz chamou dia e a escuridão chamou noite, e houve tarde e manhã, na ordem da obra da criação - dia primeiro."

Tragum

O Vento de misericórdia são os Cristos que iam diante do Senhor.
Targum: "A palavra do Senhor era o artífice, o escultor".

João Evangelista lia Targum, a palavra passou a ser vista como um ser. Deus tinha conselheiros, artífices ou pedagogos.

A Caminho da Luz, Emmanuel, capítulo 1 fala da Gênesis planetária, o uso da palavra Gênese nos remeta ao livro do pentateuco Gênesis, primeiro item, fala da comunidade de espíritos puros, já na Revista Espírita de 1868, fala de um conselho de espíritos puros.
Quando Emmanuel usa este termo ele está fazendo referência aos Cristos, a comunidade dos espíritos puros, Eloim (rezam as tradições do mundo espiritual...) Lacorder, fala que eles foram "admitidos". Emmanuel, diz que foram "eleitos".

Segue o capítulo 1 do livro A Caminho da Luz:

O DIVINO ESCULTOR
Sim, Ele havia vencido todos os pavores das energias
desencadeadas; com as suas legiões de trabalhadores divinos, lançou o escopro da sua misericórdia sobre o bloco de matéria informe, que a Sabedoria do Pai deslocara do Sol para as suas mãos augustas e compassivas. Operou a escultura geológica do orbe terreno, talhando a escola abençoada e grandiosa, na qual o seu coração haveria de expandir se em amor, claridade e justiça. Com os seus exércitos de trabalhadores devotados, estatuiu os regulamentos dos fenômenos físicos da Terra,
organizando-lhes o equilíbrio futuro na base dos corpos simples de matéria, cuja unidade substancial os espectroscópios terrenos puderam identificar por toda a parte no universo galático. Organizou o cenário da vida, criando, sob as vistas de Deus, o indispensável à existência dos
seres do porvir. Fez a pressão atmosférica adequada ao homem,
antecipando-se ao seu nascimento no mundo, no curso dos milênios estabeleceu os grandes centros de força da ionosfera e da estratosfera, onde se harmonizam os fenômenos elétricos da existência planetária, e edificou as usinas de ozone a 40 e 60 quilômetros de altitude, para que filtrassem convenientemente os raios solares, manipulando-lhes a composição precisa à manutenção da vida organizada no orbe. Definiu todas as linhas de progresso da humanidade futura, engendrando a harmonia de todas as forças físicas que presidem ao ciclo das atividades planetárias.
Emmanuel/Chico Xavier,

Apenas Deus cria fluido cósmico, os espíritos trabalham como artesãos, "artefazendo o belo e o bom." O divino escultor da Terra é Jesus, estabeleceu os grandes centros de força... onde se harmonizou os centros de força magnética, oficinas de ozônio, definiu todas as linha de progresso da humanidade futura, engendrando a harmonia...

Próximo item; o verbo na criação terrestre, o divino escultor, os messias, a palavra de Deus, texto do Targum, do Gênesis, consonância das três revelações.

Texto baseado na fala de Haroldo Dutra Dias no vídeo 9 e do resumo da aula disponibilizado no Grupo de Estudo de Gênesis no Face Book. Qualquer erro gramatical, morfossintático, ortográfico,  textual etc. é de responsabilidade exclusiva da administração do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário