Numa visão Espírita

Textos baseados no Estudo do livro Gênesis de Moisés transmitido no portal SER com Haroldo Dutra Dias. Com a utilização dos resumos postados no Grupo de Estudos de Gênesis no Facebook. Qualquer erro gramatical, textual, morfossintático, ortográfico, etc é de responsabilidade exclusiva da administração do Blog.




quinta-feira, 23 de abril de 2015

Estrutura Literária

No estudo capítulo 1 de Gênesis. É  muito importante ler todo o capítulo.
Livro usado no estudo


Bruce Waltke no livro "Comentários do Antigo Testamento Gênesis", apresenta uma essência do comentário fraca, mas a abordagem literária é forte.
A primeira proposta que ele faz é dividirmos o livro do capítulo 1.1;2.3, pois ai temos  uma unidade. Waltke , propõe uma nova divisão do livro.
Os textos do Antigo Testamento foram escritos, sem vogais, sem separações entre as palavras, não existiam divisão em capítulos nem em versículos. Essa divisão em capítulos não foi bem feita. Foi mal estruturada. Não é a divisão que os judeus fazem. Eles dividem em poções. As separações do livro por capítulos aconteceram no final do século XVII, depois da invenção da imprensa, e existem muitas imperfeições nestas divisões.
A proposta de Waltke para o estudo de Gênesis:
Comentário
Prólogo (1.1–2.3) ................................................................................... 63
Apêndice: Gênero Literário do Relato da Criação ................................ 86
Livro 1: Relato dos Céus e da Terra (2.4–4.26) ............................................ 93
Apêndice: As Genealogias de Gênesis ................................................... 126
Livro 2: Relato dos Descendentes de Adão (5.1–6.8) ................................ 131
Livro 3: Relato de Noé e Sua Família (6.9–9.29) ...................................... 145
Livro 4: Relato de Sem, Cam, Jafé e Seus Descendentes (10.1–11.9) ....... 194
Ato 1: Tábua das Nações (10.1-32) .................................................... 195
Ato 2: Escalada do Pecado em Babel (11.1-9) ................................... 212
Livro 5: Relato dos Descendentes de Sem (11.10-26) ............................... 223
Livro 6: Relato dos Descendentes de Tera (11.27–25.11) ......................... 232
Introdução (11.27-32) ......................................................................... 239
Ato 1: Abraão e a Terra Prometida (12.1–15.21) ............................... 243

Waltke faz a divisão do cap. 1.1-2.3
(uma divisão com base nos dias da criação)

“Declaração sumária da criação do cosmos 1.1
Estado negativo da terra antes da criação 1.2
Criação pela palavra de Deus 1.3-31
Declaração sumária da criação do cosmos 2.1
Epílogo: repouso sabático 2.2, 3”
No versículo 1, segundo Waltke,  temos uma declaração sumária da criação do cosmos, "No princípio Deus criou os céus e a terra", o que vem em seguida é um detalhamento desta criação.
No versículo 1.2, temos um estado negativo da terra antes da criação. A terra era sem forma, vazia, amorfa. Ela ganha forma depois da criação.
 No versículo  1.3-31 - Criação pela palavra de Deus. "Deus disse" e a coisa surge. Interessante observar que dentro da cultura hebraica Deus é imaterial, veja que, o mundo não é criado por suas mãos – mas pela palavra; o nome de Deus pode ser dito, pelos hebreus, desta forma: “aquele que diz e o mundo se faz”.
Novamente uma outra declaração sumária da criação do cosmos, capítulo 2, versículo 1, mas aí uma declaração de finalização.
"Assim, pois foram criados as céus e a terra, e todo o seu exército"

Epílogo: repouso sabático 2.2, 3. O término, no sétimo dia, tem um sentido religioso, de fé. Ele finaliza a criação com o Shabat. Para eles o dia de sábado começa ao anoitecer da sexta-feira e termina ao anoitecer de sábado.
O povo hebreu já observava o sábado. 
Veja mais clicando aqui (shabat).

“O relato da criação é uma apresentação altamente sofisticada, designada a enfatizar a sublimidade (poder, majestade e sabedoria) do Deus Criador e estabelecer os fundamentos para a visão universal da comunidade pactual.”
Waltke
Observe no texto completo:

GÊNESIS [1]

A declaração sumária da criação do cosmos no primeiro dia:

O Primeiro Dia

1 No princípio criou Deus os céus e a terra.

Tudo que vem em seguida é um desdobramento desta declaração:

Estado negativo da terra antes da criação no segundo dia:

2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.

A era terra vazia, sem forma, amorfa. Ela só ganha forma depois da criação.

A criação pela palavra de Deus de segundo ao sexto dia:

O Segundo Dia

3 Disse Deus: haja luz. E houve luz.

4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.

5 E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

6 E disse Deus: haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.

7 Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi.

8 Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã,
o dia segundo.

O Terceiro Dia
  

9 E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi.

10 Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu Deus que isso era bom.

11 E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que deem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, deem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi.

12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.

13 E foi a tarde e a manhã,
o dia terceiro.

O Quarto Dia

 14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;

15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi.

16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas.

17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,
18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.
19 E foi a tarde e a manhã,
o dia quarto.

O Quinto Dia
  
20 E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento do céu.
21 Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.
22 Então Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e multipliquem-se as aves sobre a terra.
23 E foi a tarde e a manhã,
o dia quinto.

O Sexto Dia

24 E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi.
25 Deus, pois, fez os animais selvagens segundo as suas espécies, e os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.
29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.
30 E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi.
31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.


Sequência das criações "Deus diz" e as coisas se fazem. Significa mostrar que Deus é imaterial, é um sentido puramente espiritual. O mundo não é criado por suas mãos, mas pela palavra. O nome de Deus pode ser dito, pelos hebreus, desta forma: "aquele que diz e o mundo se faz".

Outra declaração sumária da criação do Cosmo no capítulo 2.1, com sentido de declaração de finalização.

1 Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército.

Sétimo Dia
Epílogo: repouso sabático
O término, no sétimo dia, tem um sentido religioso, de fé. O povo hebreu já observava o sábado (shabat).
2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera.
3 Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.
Haroldo nos faz um proposta de olhar a criação de trás para frente e na perspectiva do povo hebreu, primitivo, camponês.
Sétimo dia – Deus separou esse dia para Ele, esse dia foi santificado, nesse dia não se faz nada (não se tira leite da cabra, não se faz  pão, não se cozinha, não se colhe, nem se planta. Descreve toda a rotina, tudo o que eles faziam.  Significa que  não se pode manipular o mundo material no sétimo dia. Esse dia é santificado é o dia destinado para atividades espirituais, dia de meditação, canto, oração.
No sexto dia a criação do homem. E depois vai sendo criado tudo  que o homem tem acesso, animais, plantas etc.. (num olhar de trás para frente)

É descrito tudo o que eles podiam perceber; o campo, a plantação, as árvores, os animais. E a mensagem é de que tudo  é obra do Criador. Hoje, podemos olhar o Criador com maior amplitude.


Texto baseado na fala de Haroldo Dutra Dias no vídeo 5 e do resumo da aula disponibilizado no Grupo de Estudo de Gênesis no Face Book. Qualquer erro gramatical, morfossintático, ortográfico,  textual etc. é de responsabilidade exclusiva da administração do blog.

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