Numa visão Espírita

Textos baseados no Estudo do livro Gênesis de Moisés transmitido no portal SER com Haroldo Dutra Dias. Com a utilização dos resumos postados no Grupo de Estudos de Gênesis no Facebook. Qualquer erro gramatical, textual, morfossintático, ortográfico, etc é de responsabilidade exclusiva da administração do Blog.




domingo, 19 de abril de 2015

Voo panorâmico no livro Gênesis

A criação do homem
O livro de Gênesis nos diz, claramente que Deus criou tudo, todas as coisas em seis dias e resolveu descansar no sétimo dia. 
No inicio ele  vai descreve os dias da criação: céus, terra, luz, Dia e Noite no primeiro dia; firmamento, separa águas de águas, e Céus no segundo dia; terra, Mares, relva, ervas que deem sementes e árvores frutíferas que deem frutos segundo a sua espécie, cuja sua semente esteja nele,  no terceiro dia; dois luzeiros no firmamento do céus, para fazerem separação entre o dia e a noite e que sirvam para sinais, para estações, para dias e anos, então o Sol e a Lua foi criada, no quarto dia; as espécies, as aves, os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoam as águas, segundo a sua espécie e todas as aves segundo a sua espécies no quinto dia; e no sexto dia criou animais domésticos, répteis, e animais selváticos segundo a sua espécie e o homem à imagem e semelhança de Deus e autorizou ao homem o domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam, e que as ervas lhe sirvam de mantimentos. 
Deus criou nos seis dias, e deixou o homem para ser criado no sexto dia,  foi a sua criação final. O homem depois que foi talhado como nos diz o texto, ele foi feito artesanalmente e  Deus soprou na sua narina. Só que as palavras "vento" e "espírito" em hebraico é a mesma palavra. Insuflar ou colocar espírito é a mesma coisa.
É uma linguagem poética e literária, dá-nos a ideia de um artesão.

O Homem - Imagem e semelhança de Deus

Há algo muito especial em Gênesis. Se analisarmos a mitologia grega os deuses são homens ampliados. Zeus, Apolo, Afrodite, Atenas tem  comportamentos humanos, são homens com poderes. É o culto ao homem.
O livro Gênesis vai na contramão deste processo, não há imagens, não se pode cultuar nada que possa  ser visto. Deus não tem forma, não tem imagem, não é material.
Imaginemos que esta ideia do Deus imaterial surgiu de um povo de agricultores, de um povo simples, camponeses.
E o sensacional, é que Deus criou o homem "À sua imagem e semelhança"
É o contrário da cultura grega que cultuava os homens, pois Deus que é imaterial, cria filhos divinos. Vem daí a afirmação do Salmo que Jesus retoma em João.
                                               "Não foi escrito, vós sois deuses."
Deus criou seres divinos, mas não prontos. Seres  potencialmente divinos.
Os animais não tem opção de ser outra coisa, o homem pode ser o que ele quiser, ele tem livre escolha, livre arbítrio, pensamento, reflexão. Ele sabe o que ele é. O homem sabe o que ele é, e pode optar por não ser. Nós, homens, somos divinos mas, se quisermos, podemos optar por não sermos. Este é o grande problema, Os homens podem optar por se afastarem  do Criador.
Adam em hebraico é homem, terra vermelha, é o terreno. Adão quer dizer terra, argila, modelável. Foi dado ao homem o potencial de ser modelável.
Na linguagem de O Livro dos Espíritos o homem é  o ser corpóreo.
Os primeiros homem optaram por não serem divinos, nos diz o livro Gênesis. Eles decidiram não serem "à imagem e semelhança de Deus" e não quiseram seguir o projeto de Deus. resolveram criar um projeto próprio, entendendo que o seu projeto pessoal, alternativo, seria melhor que o de Deus.
Deus colocou esta opção na criação do homem. Existem muitas plantas, animais, eles não tem opção.  O homem, porém, tem a opção, Deus deu ao homem a opção de ser diferente, e, este ato não foi um descuido de Deus, há uma grandeza neste ato de Deus.
O livro Gênesis chamou, esta opção de o homem de não ser a imagem e semelhança de Deus, de "o nascimento do mal", já os católicos chamam de "pecado original" e  no contexto filosófico é o "mal".
Na perspectiva do livro "o mal" é optar por não ser a imagem e semelhança de Deus e perder a conexão com Deus.
O pecado é errar o alvo, erramos o alvo quando damos as costas a Deus.
O problema se amplia pois, não estamos apenas dando as costas para Deus, estamos renunciando ao potencial divino. E, quando o homem deixa de cumprir o seu papel, toda a criação é atingida, é afetada.
O homem criado a imagem e semelhança de Deus e que tem como função gerenciar toda a criação, ao renunciar a isso, é como se um piloto abandonasse o avião em pleno voo e com isso, toda a tripulação sofre. Assim,  toda a criação sofre com a atitude do homem de ter renunciado aos propósitos divinos.
Este é o tema, Deus criou tudo perfeito, deu uma função ao homem, e ele a renunciou.
Por isso, 
                                                          Surge o  caos.

O caos, como resolver?
Esse homem, que renunciou ao projeto divino, se multiplicou sobre a terra e formou famílias. Surgiram outros homens para imitá-los. E, as famílias formaram povos.
Não era mais apenas um casal, eram povos seguindo uma tendência  de não seguir  aquilo que Deus espera deles. De não seguirem os propósitos para os quais foram criados.
A criatura deu as costas ao Criador, renunciou, preferiu o imperfeito desde que seja feito por ele mesmo. Entrou o "mal" no mundo. Ele não é mais a imagem e semelhança de Deus. Ele não cumpre mais seu papel na criação. Esse é um problema da terra inteira. Por isso surgem acontecimentos ruins, como: dilúvio, dor do parto...
Como resolver este problema?
Um novo casal deveria gerar uma nova humanidade, que possa expressar os potenciais divinos, prudentes, sensatos. Este novo casal foi Abraão e Sarah.
Temos agora o tema Eleição.

Abraão e Sarah Um outro casal eleito

Deus para resolver o problema decidiu escolher um novo casal para gerar uma nova humanidade que expresse o poder divino. Uma nova geração de seres humanos, prudentes, sensatos. Abraão e Sarah, foram os escolhidos de Deus para darem origem a nova humanidade. É o tema eleição. 
O projeto agora seria, o novo casal que iria gerar uma nova família, que iria dar origem ao povo hebreu, e que auxiliaria a terra a se regenerar.

Nova geração, a palavra "regenerar" vem de gerar novamente, é criar uma nova geração. Uma nova geração de seres humanos. Mas, o projeto também falhou. Os que foram eleitos, Abraão e Sarah, também não conseguiram ser a imagem e semelhança de Deus.


Observemos que Sarah e Abraão tiveram Isaac já velhos. A partir de Abraão seriam criados novos seres, o povo hebreu . Mas, o povo hebreu também falhou, é o que diz todos os profetas.
Em consequência da falha  veio o exílio, a peregrinação. 

Os profetas dizem que Deus fez a aliança, o homem falhou, mas Deus não falha.

        "A providência divina não pode descer para errar com os homens."
Emmanuel

Numa linguagem espírita - o homem entra na "erraticidade".
Uma viagem repleta de provas, testes educativos. 
Não estamos em casa, mas sim, em viagem. Com dificuldades, dores e sofrimentos.  O fato de estarmos peregrinando nos torna suscetível à escravidão, e quando ocorre a escravidão, temos o êxodo, que é a libertação da escravidão. Toda vez que nos tornamos cativos, há também uma libertação, e isso ocorrerá até  chegarmos ao grande êxodo. 

Estaremos sujeito a escravidão e depois de sermos escravizados teremos o êxodo. O exílio é cheio de perigos. Só quando nos tornarmos a imagem e semelhança de Deus ocorrerá a redenção. Neste dia o exílio chegará ao fim.
O grande êxodo acontecerá, e depois, virá a redenção absoluta. O ser, então, se tornará imagem e semelhança de Deus. Assim, o ser será divino, mas isso é assunto para Apocalipse.


Clique aqui para entender: Como  o homem poderá se tornar um ser  divino.


Texto baseado na fala de Haroldo Dutra Dias no vídeo 2 e do resumo da aula disponibilizado no Grupo de Estudo de Gênesis no Face Book. Qualquer erro gramatical, morfossintático, ortográfico,  textual etc. é de responsabilidade exclusiva da administração do blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário