Numa visão Espírita

Textos baseados no Estudo do livro Gênesis de Moisés transmitido no portal SER com Haroldo Dutra Dias. Com a utilização dos resumos postados no Grupo de Estudos de Gênesis no Facebook. Qualquer erro gramatical, textual, morfossintático, ortográfico, etc é de responsabilidade exclusiva da administração do Blog.




quarta-feira, 22 de abril de 2015

Dicionário da Bíblia

- O dicionário da Bíblia de John Deves diz que o livro Gênesis é um livro histórico, mas este dicionário foi escrito no século VII, e, se pensarmos no avanço que ocorreu nos textos bíblico a partir de  segunda metade do século XX, vamos perceber que esse texto está desatualizado em relação a alguns conceitos. Ele é muito bom em relação a descrição de local, de personagens.

A Bíblia de Jerusalém quando diz que o livro Gênesis é um livro histórico está se referindo no sentido de estudos bíblicos. Nos estudos bíblicos os livros podem ser classificados em livros poéticos, proféticos, sapienciais, históricos...
Não é histórico no sentido que foi escrito por um historiador.

Para o judeu, contar um a historia verdadeira e  com símbolos não são coisas distintas. 
A escrita racional e cartesiana, ocidental só surgiu a partir do século XIX e XX.
E o estudo observando a estrutura literária da obra é o que há de mais moderno nos estudos dos textos bíblicos, por isso está sendo utilizado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário