Numa visão Espírita

Textos baseados no Estudo do livro Gênesis de Moisés transmitido no portal SER com Haroldo Dutra Dias. Com a utilização dos resumos postados no Grupo de Estudos de Gênesis no Facebook. Qualquer erro gramatical, textual, morfossintático, ortográfico, etc é de responsabilidade exclusiva da administração do Blog.




terça-feira, 21 de abril de 2015

Homem - A imagem e semelhança de Deus

O homem foi feito a imagem e semelhança de Deus. Imagem e semelhança de Deus não significa que ele será Deus. O homem será um ser divino.
E, o homem , ser divino não significa que se tornará Deus. Ele se tornará um Cristo.

Assista ao vídeo,  que Haroldo fala dos Cristos.


 
 E quando o ser se torna a imagem e semelhança de Deus ocorre a redenção, a libertação. 

A Gênese de Kardec no último capítulo. No diz como a Terra vai ser consertada.   Diz que acontecerá a substituição dos seres desencarnados,  que não mais reencarnarão na terra.

"Tudo, pois,  se processará exteriormente, como sói acontecer, com a única, mas capital diferença de que uma parte dos Espíritos que encarnavam na Terra aí não mais tornarão a encarnar. Em cada criança que nascer, em vez de um Espírito atrasado e inclinado ao mal, que antes nela encarnariam,  virá um Espírito mais adiantado e propenso ao bem." 

Jesus - a semente de Abraão

 O pacto de Deus com Abraão "a tua semente". 
Porém, "a semente de Abraão" falhou, Isaac e Jacó falharam.


Então, "a semente de Abraão" não foi Isaac nem Jacó.  Paulo coloca Jesus como "a semente de Abrão", o único homem que foi integralmente imagem e semelhança de Deus. A semente foi e continua sendo Jesus.


Este vídeo faz comentários importantes:


E isto é tão forte que ao olharmos para o Cristo, achamos que estamos olhando para Deus. Muitos o consideram como Deus. Jesus é divino.
No comentário de Kardec da questão 625 de O Livro dos Espíritos, Kardec diz:

   “Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o Espírito Divino o animava.”
Parte 3ª Capitulo 1
Lei Divina ou Natural

Jesus instaurou uma nova humanidade e os que o seguem darão origem a uma nova humanidade que expresse este potencial divino. Daí a  grande importância das comunidades cristãs, que são como ninhos, como viveiros da humanidade. Paulo diz isso claramente, "são novas criaturas em Cristo". 

Jesus é a mais pura expressão da lei divina. O maior diamante que já veio a terra. Instalou uma nova humanidade. Os seus seguidores devem expressar os seus potenciais divinos. Estes, os cristão, serão viveiros de novos seres, de novas criaturas.
O homem velho é o homem adâmico, que não ocupa seu lugar no ciclo da vida, desconectado de Deus e que não expressão seus potenciais divinos.

O homem novo é a imagem e semelhança de Cristo. Cristo é modelo e guia. É modelo porque cabe ao homem imitá-lo. É guia porque está acontecendo um novo êxodo.
Como diz Paulo:
                "já não sou eu quem vive é o Cristo que vive em mim".
Ou seja, ele não é mais um ser adâmico.
É o novo homem, novo gênero em comunhão com Deus e que ocupa o seu lugar na criação.
Então, Criação, aliança, exílio, êxodo e redenção. Estes são os temas centrais de Gênesis e da Bíblia. E observando assim, tudo fica mais simples.


Texto baseado na fala de Haroldo Dutra Dias no vídeo 2 e do resumo da aula disponibilizado no Grupo de Estudo de Gênesis no Face Book. Qualquer erro gramatical, morfossintático, ortográfico,  textual etc. é de responsabilidade exclusiva da administração do blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário