Numa visão Espírita

Textos baseados no Estudo do livro Gênesis de Moisés transmitido no portal SER com Haroldo Dutra Dias. Com a utilização dos resumos postados no Grupo de Estudos de Gênesis no Facebook. Qualquer erro gramatical, textual, morfossintático, ortográfico, etc é de responsabilidade exclusiva da administração do Blog.




Galileu

Nascido na cidade italiana de Pisa, Galileu (1564-1642), e considerado um dos fundadores da Física moderna.
Observar as coisas, pensar como um matemático é agir sobre  a natureza eram atividades não permitidas na Idade Média. Mas, Galileu, professor de Matemática da Universidade de Pisa, decidiu aplicar a Matemática no estudo da natureza de forma inovadora. Segundo ele, só podemos ler o vasto livro do Universo se "aprendermos a conhecer a língua e os caracteres nos quais está escrito". E concluía: "este livro do Universo está escrito em linguagem Matemática". Deste modo ele generalizou a concepção de perfeição do mundo. Aplicando-a a todos os fenômenos físicos, celestes ou terrestres. O espaço para ele é um todo homogêneo, é o que acontece nele pode ser determinado matematicamente.
A rigor, essa nova concepção de universo, que fundamenta a ciência moderna,  contradiz, apesar do que ela mesma afirma, os dados da observação. A observação na Ciência moderna, significa eliminar dos objetos todas as qualidades sensíveis, observáveis, empíricas, reduzindo-as a relações quantitativas. O mundo se transforma em número. (...) Em alguns casos a própria observação é desnecessária.
Não é apenas por suas descobertas que Galileu merece destaque na história das ciências. Uma das suas mais extraordinárias contribuições foi ter assumido uma nova postura de investigação científica cuja metodologia se baseava em tópicos como: a realização de experimentações para a comprovação de uma tese; a ênfase na observação paciente e minuciosa dos fenômenos da natureza; a valorização da Matemática como instrumento capaz de enunciar as regularidades observadas nos fenômenos.
Foi defensor da cosmologia que se desenvolveu a partir da teoria heliocêntrica de Copérnico. Rejeitou a Astronomia de Ptolomeu e a Física de Aristóteles que incorporada pelo cristianismo católico, reinou durante o período medieval. Por contrariar a visão tradicional do mundo, foi advertido pelas autoridades católicas que o jugavam um herege, pois suas ideias eram contrárias as escrituras sagradas, em especial ao livro Gênesis de Moisés.
 Ele argumentava, porém, que a Bíblia, em se tratando de temas científicos, não era um manual a ser obedecido cegamente.
A rebeldia de Galileu atraiu para ele a fúria do Tribunal da Inquisição . Em 1633, foi condenado pelo Tribunal que lhe impôs a alternativa : ser queimado vivo em uma fogueira ou retratar-se publicamente, renegando suas concepções científicas. Ele optou por viver e retratou-se perante o Tribunal. Permaneceu portanto sempre fiel as suas ideias.
Bibliografia

  • Cotrim, Gilberto. Fundamentos da Filosofia. Editora Saraiva.
  • A História da Filosofia. Editora Nova Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário