Numa visão Espírita

Textos baseados no Estudo do livro Gênesis de Moisés transmitido no portal SER com Haroldo Dutra Dias. Com a utilização dos resumos postados no Grupo de Estudos de Gênesis no Facebook. Qualquer erro gramatical, textual, morfossintático, ortográfico, etc é de responsabilidade exclusiva da administração do Blog.




Hebreus

Origem do povo
 
Importância da Civilização Hebraica
"De todos os povos da civilização do Oriente Próximo, nenhum teve mais importância para o mundo moderno do que os hebreus. Foram  eles que nos deram grande parte do substrato da religião cristã - Os Dez Mandamentos, as histórias da criação e do dilúvio, o conceito de um Deus único e transcendente como legislador e juiz, e mais de dois terços da Bíblia. As concepções hebraicas da moral e da teoria política influenciaram também profundamente as nações modernas. (...) No entanto ainda que a cultura hebraica viesse a diferir substancialmente daquela de regiões vizinha como Egito e Mesopotâmia, cabe lembrar que os hebreus não desenvolveram sua cultura no vácuo. Tanto quanto qualquer outro povo, não lograram fugir à influencia de nações vizinhas."
MIGRAÇÃO DOS HEBREUS
"A sua língua pertencia a família semântica do Oriente Próximo. (...) A primeira vez que os fundadores da nação de Israel aparecem na história é no noroeste da Mesopotâmia. Já em 1800 a.C., aparentemente um grupo de hebreus sob a chefia de Abraão se estabeleceu ali.
Mais tarde o neto de Abraão, Jacó, conduziu uma migração para o oeste e iniciou a ocupação da Palestina. Foi de Jacó subsequentemente chamado Israel, que os israelitas derivam o seu nome. Em época incerta, mas posterior a 1600a.C., algumas tribos israelitas, em companhia de outros hebreus, desceram ao Egito para escapar às consequências da fome. (...) ...e foram escravizados pelo governo do faraó. Por volta de 1300 - 1250 a.C., seus descendentes encontraram um novo líder no indômito Moisés, que os libertou da servidão, conduziu a península do Sinai e persuadiu-os a se tornarem adoradores de Iavé.
Até então Iavé tinha sido a divindade de povos pastores hebreus que habitavam a área do Sinai. Utilizando como núcleo o culto iaveísta, Moisés uniu várias  tribos de seus seguidores numa confederação. Foi essa confederação que desempenhou o papel dominante na conquista da Palestina ou terra de Canaã."
Cont...
Texto extraído do livro: História da Civilização Ocidental -
Burns, Edward - Lerner, Robert - Meacham, Standish.

Nenhum comentário:

Postar um comentário