Numa visão Espírita

Textos baseados no Estudo do livro Gênesis de Moisés transmitido no portal SER com Haroldo Dutra Dias. Com a utilização dos resumos postados no Grupo de Estudos de Gênesis no Facebook. Qualquer erro gramatical, textual, morfossintático, ortográfico, etc é de responsabilidade exclusiva da administração do Blog.




quarta-feira, 22 de abril de 2015

Símbolos

Uso dos símbolos.
Precisamos abandonar a ideia mental de que o que tem símbolo é falso, e o que é verdadeiro não tem símbolos. Para os judeus o uso dos símbolos faz parte do texto.  A verdade para eles é dita de forma simbólica. Existe uma base histórica para Abraão, Isaac, Jacó.
Ao contar a história eles utilizam uma nova maneira de pensar, diferente  para nós ocidentais. Nós somos racionais, cartesianos. Essa forma de pensar não existe para eles. Esse nosso pensamento racional, cartesiano é coisa do século XIX e XX, não existia antes.
Se perguntarmos para eles se estas  histórias são verdadeira eles responderão que sim. Mas são repletas de símbolos. Os personagens tem fundo real, fundo histórico, mas além desse fundo histórico, tem um aspecto que é o símbolo. Temos que ter cuidado!
Abraão é um personagem histórico, real, é o fundador da nação hebraica. Mas ele não é exatamente o que está lá escrito. Ao descrever Abraão existe, também, muito simbologia. Tem toda uma maneira hebraica de narrar a história. Temos que fugir da dicotomia ou é real ou é simbólico.
Assista ao vídeo:
E esse também:


Nós vamos estudar capítulo a capítulo, detalhadamente. Explicando devagar.
É só aguardar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário