Numa visão Espírita

Textos baseados no Estudo do livro Gênesis de Moisés transmitido no portal SER com Haroldo Dutra Dias. Com a utilização dos resumos postados no Grupo de Estudos de Gênesis no Facebook. Qualquer erro gramatical, textual, morfossintático, ortográfico, etc é de responsabilidade exclusiva da administração do Blog.




sexta-feira, 2 de outubro de 2015

O afastamento de Deus

O livro  Gênesis de Moisés nos fala do afastamento de Deus, mostrando que quando nos afastamos de Deus sentimos medo, insegurança, sensação de escassez, é como se estivéssemos em eterno perigo, e viver assim nos leva a praticar ações violentas, agressões e a enxergarmos somente caos diante de nós. É uma vida em eterna escassez e em eterno perigo. Como se estivéssemos em uma floresta desconhecida sozinhos e abandonados. Todos os sentimentos que almejamos de paz, felicidade e segurança está presente na comunhão com Deus. É esta comunhão  que anseia todo ser humano.  
O grande problema de Adão e Eva em Gênesis não é o "pecado", essa palavra nem é usada no texto de Moisés, o grande problema é o afastamento de Deus e, por isso, a perda da comunhão. 
A grande questão é quando nos distanciamos de Deus, e deixamos de olhar para "dentro" e olhamos para "fora", e buscamos saciar a nossa "fome" em coisas externas; nas relação afetiva, nos bens materiais, nos títulos acadêmicos etc.. Este afastamento promove sempre experiência, mas tudo que está fora é mutável. A dor de buscar a felicidade na abundância de bens materiais que com certeza iremos perder uma dia, ou com a morte do corpo físico ou com uma falência por exemplo, assim como a dor de valorizarmos nossa experiência a partir do corpo físico, com o culto ao corpo ou com vícios de diversas naturezas. Assim, quando morremos, deixamos o corpo quando envelhecemos perdemos a beleza física. 
Nós, Espíritos, sempre vamos, as coisas ficam, elas passam por nós mas não são eternas.  Deus fica para sempre conosco, só Deus é FIEL. A fidelidade de Deus está no sentido que "só Deus fica para sempre conosco", tudo mais passa. Afetos, estabilidade, recursos, corpo físico... 
Deus está presente sempre por mais que pensemos estar separados Dele ou quando viramos as costa para Deus, ainda assim, Ele está presente e basta um querer de Deus e Ele se manifesta de todas as formas possíveis. 
Ao morrermos estaremos sós, apenas Deus permanece conosco. 
A evolução é um processo de desmaterialização, precisamos de muitos séculos para que nossa consciência se sobreponha as coisas materiais. Precisamos de palavras para nos comunicarmos, não sabemos ainda nos comunicar de outra forma; o olhar, a expressão, esses são recursos mais desmaterializados. 
Ao compreendermos a importância de nos reconectarmos com Deus, usando a fé raciocinada, a fé capaz de ler no 'livro da natureza' a 'lei de Deus', lei essa que está presente na Natureza, no Cosmo, no Fluido Cósmico e em cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário