Numa visão Espírita

Textos baseados no Estudo do livro Gênesis de Moisés transmitido no portal SER com Haroldo Dutra Dias. Com a utilização dos resumos postados no Grupo de Estudos de Gênesis no Facebook. Qualquer erro gramatical, textual, morfossintático, ortográfico, etc é de responsabilidade exclusiva da administração do Blog.




sexta-feira, 24 de julho de 2015

Cristos, Espíritos puros, Fluido Cósmico e o lugar de Deus.

Agora é momento de maiores esclarecimentos...
Em relação a algumas perguntas relativas  aos Cristos, Messias e Espírito Puros.

Os livros A Caminho da Luz e A Gênese de Kardec nos deixa claro que nós  não sabemos nada sobre os Cristos ou sobre os Espíritos Puros, nós estamos muito distantes disso. É bom que levemos essa concepção para o nosso estudo. Esse é um conhecimento que levaremos séculos ainda para adquiri-lo. Ainda é necessário muitos milênios para que possamos compreender como vivem os Espíritos puros ou de que são formados. Não temos ainda as percepções necessárias para entender isso. É preciso que tenhamos  apenas uma visão geral do assunto para  usarmos como um norte. 
A obra de Kardec nos diz que o espírito mais puro que já veio a Terra foi Jesus. Podemos encontrar isso em "O Livro dos Espíritos" questão 625, bem como nos livros A Caminho da Luz e O Consolador, nas obras de Joanna de Ângelis e Amélia Rodrigues psicografado por Divaldo também vemos a mesma informação.

Ver questão 625 de O Livro dos Espíritos

Cada ser é livre para pensar ou acreditar no que quiser ou como quiser mas este estudo de Gênesis é sobre a luz dos ensinamentos de Kardec, das obras de Chico Xavier e de Divaldo Franco também.
E nessas obras vemos que Jesus só encarnou na Terra uma única vez. Isso está descrito nestas obras de forma clara, sabemos que há outras obras ou outras correntes de pensamento que falam diferente, mas, com todo o respeito que devemos ter a essas outras correntes ou a esses pensadores espíritas, nós seguiremos Kardec.

E por falar em Jesus, que é um Cristo, podemos ver na  questão 100 de O Livro dos Espíritos a 'Escala Espírita'. E, lá encontramos  que quando o espírito chega a condição de espírito puro a evolução não para, ele continua a evoluir, a evolução do espírito é infinita. 
O único ser imutável é Deus. 
Todas as criaturas são mutáveis. 
Quando o espírito chega a condição de espírito puro  ele não precisa mais reencarnar, porém se ele quiser ele pode. Ele pode reencarnar em missão, ou para resgatar um ser amado, por exemplo. Ele não precisa mais, todavia se quiser pode. 
Os espíritos puros também tem gradações. Um espírito que é puro a mil anos não é igual a um que é puro a um milhão de anos. Um espírito que é puro a dez milhões de anos é diferente de um que é puro a cem bilhões de anos. Eles não podem ser iguais.
Chico na entrevista a Herculano Piris, diz que Jesus é um Cristo menor que o Cristo que governa o Sistema Solar.
Na questão 100 de O Livro dos Espíritos Kardec diz que a classificação feita por ele não é absoluta e que apenas em seu conjunto cada categoria apresenta caráter definido,  que de um grau para outro a transição não pode ser percebida e, nos limites extremos, os matizes se apagam, isso significa que não dá para dizer quando se sai de uma classe e passa-se a outra, ele (Kardec) resolveu dividir em três classes, mas pode-se dividir em quantas quiser utilizando diferentes tipos de critérios. 
Não podemos  ser fundamentalista, nessa análise. 
Você pode dizer que dia passou a ser adulto? Ou que dia entrou na adolescência ou na velhice? Não, não podemos dizer. É o mesmo com as escalas espíritas...
Podemos dividir cada classe em muitas outras. 
Kardec divide em três, por ser  o número pequeno de classes essa divisão é mais incompleta. Podemos colocar diferentes classificações. As classificações definidas por Kardec foi feita para facilitar o entendimento e a compreensão humana. 

A Revista Espírita de fevereiro de 1868, diz que nas últimas escalas dos Espíritos puros estão os Cristos. Significa que quando se chega a Espírito puro continua-se a evoluir... E dentre a escala dos Cristos também continua-se a evoluir. 

No livro Na Era do Espírito, Chico fala a Herculano Pires: 

"...consideremos Jesus Cristo como sendo Espírito de evolução suprema, em confronto com a evolução dos chamados terrícolas que somos nós outros. Não o senhor do sistema solar, com todo o respeito que temos à personalidade sublime de Jesus, mas consideremo-lo como supremo orientador da evolução moral do Planeta."

Quem dirige o planeta Terra é Jesus, Ele é o governador do planeta, é o guia e modelo da humanidade terrestre. 
É um Cristo e construiu o planeta sobre a orientação de Deus. 
Na Terra ele encarnou apenas uma vez. Para trazer a mensagem do Evangelho, estas informações estão presentes na obra de Kardec, na obra de Chico Xavier, na obra de Divaldo Franco. Conhece-se a árvore pelos seus frutos. O exemplo de vida desses médiuns não nos deixa dúvida. 

Jesus construiu o planeta a partir da manipulação do Fluido Cósmico, os espíritos inferiores também podem manipular fluido cósmico, mas o poder deles é limitado as zonas em que podem viver. Eles não podem nem mesmo ir as zonas superiores. O nível de manipulações é restrito e adequado ao seu grau de evolução espiritual, os espíritos inferiores nem conseguem perceber os fluidos superiores presentes no ambiente. Não existe nada que eles façam que esteja acontecendo sem a permissão de Deus, é por isso que os Espíritos superiores respeitam o trabalho deles. 
Ver Gregório no livro Libertação.
E Deus? Onde está Deus?
Deus! Está dentro de nós ou fora? 
Se acabasse todos os Espíritos criados e toda a Criação, não aconteceria nada com Deus, Ele continuaria existindo. 
Nada aconteceria com Deus. Questão 13 de O Livro dos Espíritos.  Ele continua a existir. Ele não depende da criação. Se Deus é 'todo poderoso' o que o impede de estar dentro de nós? E existe lugar que não foi criado por Deus? A criação é menor que Deus. Deus é maior que a criação infinita. A criação é infinita mas é menor que Deus. 
A criação infinita está mergulhada em Deus. 
Cada partícula subatômica bem  como todas as galáxias do Universo estão mergulhadas em Deus. Então Deus está dentro ou fora? Não exite dentro ou fora, não exite nada fora de Deus. 
Tudo está mergulhado no Fluido Cósmico, o fluido cósmico é o halito de Deus. Nos livros de André Luiz ele nos fala que para os espíritos da sua escala evolutiva o fluido cósmico é inabordável. Os estudos de André Luiz nos mostra que ele usa aparelhos para analisar os pensamentos,  esse conhecimento os cientistas aqui da Terra não tem ainda, estão longe disso. 
Então podemos concluir que matéria escura, energia escura, o éter, o fluido cósmico dos físicos e da cosmologia terrestre, está longe de ser o fluido cósmico abordado nas obras espíritas,   que é o fluido que é manipulado pelos Cristos que cria todas as coisas presentes nos mundos materiais inclusive esses próprios mundos.
Os ministros da União Divina em nosso Lar estudam...
O que eles sabem? E o que não sabem ainda? 
Vamos refletir.... 

Foi sugerido para entender melhor o tema a leitura do livro Filhos do Grande Rei da Veneranda, psicografado por Chico Xavier. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário